6º ano - CORREÇÃO das atividades das SEMANAS 1,2 E 3 e Vídeos Extras!

CORREÇÃO

ATIVIDADES SEMANA 1


PET 2 LÍNGUA PORTUGUESA


6º ANO 1 (REG 3)
6º ANO 8 (REG 4)
6º ANO 10 (REG 1)

PÁGINA 2. 

1 — Vamos estudar sobre “Variação linguística”. Leia com atenção!

Língua é a linguagem verbal (oral/escrita) utilizada por um grupo de indivíduos que constituem uma comunidade.

• Ela é uma construção humana e histórica.
• É organizadora da identidade dos seus usuários.
• Ela também dá unidade a uma cultura, a uma nação.
• Uma língua viva é dinâmica e, por isso, está sujeita a variações.

Variações linguísticas são diferenças que uma mesma língua apresenta quando é utilizada, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas.


2 — Agora responda, se tiver dúvidas pesquise na internet ou converse com seus familiares**.

a) O que você sabe sobre sua própria língua? De onde ela veio?
RESPOSTA PESSOAL.


b) Por que falamos português?
RESPOSTA PESSOAL. Sugestão: Falamos português porque é a nossa língua, é o idioma falado em nosso país, aprendemos desde pequenos, ouvindo nossos familiares e depois na escola. Aprendemos o português para nos comunicarmos.

c) A presença indígena em nosso país influencia diretamente no nosso modo de falar. Quais palavras de origem indígena, os primeiros habitantes do Brasil, você conhece?
RESPOSTA PESSOAL.  



**Lista de algumas palavras de origem indígena: 

  • arara (do tupi arára)
  • capivara (do tupi kapii-wára)
  • cupim (do tupi kupií)
  • cutia (do tupi akutí)
  • gambá (do tupi wa-ambá)
  • guará (do tupi awará)
  • jabuti (do tupi iawotí
  • jacaré (do tupi iakaré)
  • jararaca (do tupi iararáka)
  • jiboia (do tupi iuy-mbóia)
  • maracanã (do tupi maraka'na)
  • perereca (do tupi pereréka)
  • piranha (do tupi pira-ãia)
  • pirarucu (do tupi pira-urukú)
  • sabiá (do tupi sawiá)
  • saúva (do tupi ysaúwa)
  • siri (do tupi sirí)
  • tamanduá (do tupi tamanduá)
  • tucano (do tupi tukána
  • abacaxi (do tupi ywa-katí)
  • açaí (do tupi ywa-saí)
  • caatinga (do tupi kaa-tínga)
  • cajá (do tupi akaiá)
  • caju (do tupi akaiú)
  • capim (do tupi kapíi)
  • cipó (do tupi ysypó)
  • cupuaçu (do tupi kupu-wasú)
  • ipê (do tupi ypé)
  • jabuticaba (do tupi iawotikáwa)
  • jenipapo (do tupi iandypáwa)
  • jerimum (do tupi iurumún)
  • mandioca (do tupi mandióka)
  • pitanga (do tupi pytánga)
  • samambaia (do tupi sama-mbái)
  • tapioca (do tupi typyóka)
  • caipora (do tupi kaa-póra)
  • carioca (do tupi kariwóka)
  • catapora (do tupi tata-póra)
  • paçoca (do tupi pasóka)
  • pereba (do tupi peréwa)
  • pipoca (do tupi pipóka)
d) A cultura negra está muito presente em nosso dia-a-dia, seja por meio da música, da dança, da culinária, da literatura e também do nosso modo de falar. Quais palavras de origem africana você conhece?
RESPOSTA PESSOAL.




**Lista de algumas palavras de origem africana:



* Dengo    * Cafuné    * Caçula    * Moleque    * Quitanda    * Fubá    * Dendê    * Cachaça * Axé    * Candomblé    * Muvuca    * Abadá     * Cachimbo 


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CORREÇÃO

ATIVIDADES SEMANA 2


PET 2 LÍNGUA PORTUGUESA


6º ANO 1 (REG 3)
6º ANO 8 (REG 4)
6º ANO 10 (REG 1)

PÁGINAS 4 e 5. 

Variações linguísticas em diferentes situações de comunicação

1 — Converse com seus familiares sobre o modo de falar de algumas localidades como: o Norte de Minas, o Sul de Minas, a capital de Minas... Depois leia os trechos abaixo:


Trecho da obra O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna:


"Chicó — João! João! Morreu! Ai meu Deus, morreu pobre de João Grilo! Tão amarelo, tão safado e morrer assim! Que é que eu faço no mundo sem João? João! João! Não tem mais jeito, João Grilo morreu. Acabou-se o Grilo mais inteligente do mundo. Cumpriu sua sentença e encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo morre. Que posso fazer agora? Somente seu enterro e rezar por sua alma."


FONTE: Disponível em:
<http://origin.guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/materia_418228.shtml>. Acesso em: 15 jun 2020.


Trecho Histórias de Chico Bento




FONTE:VIEIRA, Shirley. A metafunção textual nos quadrinhos do Chico Bento. Palimpsesto,
Rio de Janeiro, n. 19, out - nov. 2014, pp. 307-324. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num19/dossie/
palimpsesto19dossie01.pdf. Acesso em: 15 jun de 2020.


2 — Agora responda:

a) Em relação à fala dos personagens, o que foi possível observar?
É possível observar que a forma de falar do personagem Genesinho é diferente da do Chico Bento. A fala do Chico é típica do caipira. Genesinho fala de cabeças de gado, de forma figurada, para mostrar a quantidade desses animais que o pai dele tem, e Chico entende no sentido real, como se fossem mesmo as cabeças.  

b) Há algo em comum entre eles?
Os dois tem em comum o contato com a roça, e os animais, vivem na mesma Vila Abobrinha. Mas Genesinho é filho do fazendeiro e Chico mora no sítio dos pais. 

c) Você sabia que no Brasil há diferentes modos de falar?
RESPOSTA PESSOAL.

d) Você conhece algum outro exemplo dessas diferenças: a fala de algum amigo, familiar, ou
mesmo de algum outro personagem da TV, da Internet?
RESPOSTA PESSOAL.





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CORREÇÃO

ATIVIDADES SEMANA 3


PET 2 LÍNGUA PORTUGUESA


6º ANO 1 (REG 3)
6º ANO 8 (REG 4)
6º ANO 10 (REG 1)

PÁGINAS 7 e 8. 

1 — Observe que a letra da música apresenta uma variedade regional mais próxima da modalidade oral da língua.
— Para além da fala




a) Você já tinha ouvido falar em Luiz Gonzaga, considerado o rei do baião? Explique.
RESPOSTA PESSOAL.


b) Qual o tipo de trabalho do personagem principal?
Trabalho pesado com as mãos, na roça, pois ele diz que o documento que ele tem para mostrar são suas mãos calejadas.     


c) Retire da música as palavras que são reproduções escritas de formas usadas na oralidade.

 “lascá”, “vivê”, “fío”, “criá”, ‘óio”, “pudê”, “sustentá”, “mostrá”, “essas mão”, “trabaiá”


d) Reescreva de forma correta (como estão registradas no dicionário) as palavras listadas na letra c.

 “lascar”, “viver”, “filhos”, “criar”, ‘olhos”, “poder”, “sustentar”, “mostrar”, “essas mãos”, “trabalhar”


e) Por que o autor da música preferiu usar as formas que reproduzem a fala?
O autor utiliza a forma própria da fala, para retratar a oralidade do personagem, e mostrar bem fiel suas características, sua situação de vida, de onde ele vem, tipo de trabalho.


Quer saber mais sobre Variação linguística em diferentes situações de comunicação? Assistam às videoaulas indicadas abaixo: 


Norma culta e variedade linguística:
 




Variedades Linguísticas regionais:

 


Para Pensar:


 O Brasil é um grande país, com diferentes características regionais, portanto, há também diferenças nos modos de falar de seus habitantes. Devemos conhecer e valorizar as diferenças linguísticas que existem em nosso país, para compreender e usar a variedade mais adequada a cada situação. Ainda que haja variação nos modos de falar e no vocabulário de algumas regiões do Brasil, todos nós brasileiros falamos a mesma língua, portanto, devemos respeitar e valorizar essas diferenças, que só nos enriquecem.





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