1º 14 - Correção das Atividades Semana 3 - Gabarito

CORREÇÃO

ATIVIDADES DA SEMANA 3



PET 2 - LÍNGUA PORTUGUESA

1º ANO 14 (REG 7)


PÁGINAS 9 e 10.


1 — Leia os fragmentos de texto abaixo:


O assunto tratado no fragmento I é relativo à língua portuguesa e foi publicado em uma revista destinada a professores. Entre as características próprias desse tipo de texto, identificam-se marcas linguísticas próprias do uso

a) regional, pela presença do léxico de determinada região do Brasil.
b) literário, pela conformidade com as normas da gramática.
c) técnico, por meio de expressões próprias de textos científicos.
d) coloquial, por meio do registro de informalidade.
e) oral, por meio do uso de expressões típicas da oralidade.

COMENTÁRIO: O fragmento retirado de um texto é direcionado a um público específico, nesse caso, aos professores. Logo, faz-se uso de características próprias por meio de marcas linguísticas. Uma alternativa confirma esse caráter técnico do texto que se revela em seu tema metalinguístico e nas expressões empregadas: código, regras gramaticais e modalidades. (Esta é um questão adaptada do ENEM 2010)


A partir da leitura do fragmento II, podemos inferir que uma língua é:

a) conjunto de variedades linguísticas, dentre as quais uma alcança maior valor social e passa a ser considerada exemplar.
b) sistema que não admite nenhum tipo de variação linguística, sob pena de empobrecimento do léxico.
c) a modalidade oral alcança maior prestígio social, pois é o resultado das adaptações linguísticas produzidas pelos falantes.
d) A língua padrão deve ser preservada na modalidade oral e escrita, pois toda modificação é prejudicial a um sistema linguístico.


COMENTÁRIO:Embora as variedades linguísticas sejam consideradas importantes do ponto de vista comunicacional, a língua padrão ainda alcança maior prestígio social.


2 – Leia o texto:


Qual é o ponto de vista defendido pelo autor sobre as variedades linguísticas?

As variações linguísticas são próprias da língua e estão alicerçadas nas diversas intenções comunicacionais. Elas são um importante elemento de inclusão, além de instrumento de afirmação da identidade de alguns grupos sociais. O aprendizado da língua portuguesa não deve estar restrito ao ensino das regras e as variações linguísticas devem ser aceitas como a própria língua.




3 — Leia a tirinha abaixo:


A norma-padrão está vinculada à ideia de língua modelo, seguindo as regras gramaticais de acordo com o momento histórico e com a sociedade. Quanto às variantes linguísticas presentes no texto, a norma-padrão da língua portuguesa é rigorosamente obedecida por meio

a) do emprego do pronome demonstrativo “esse” em “Por que o senhor publicou esse livro?”.
b) do emprego do pronome pessoal oblíquo em “Meu filho, um escritor publica um livro para parar de escrevê-lo!”.
c) do emprego do vocativo “Meu filho”, que confere à fala distanciamento do interlocutor.
d) da necessária repetição do conectivo no último quadrinho.

COMENTÁRIO: A oração está de acordo com a norma-padrão culta da língua portuguesa, especialmente no que se refere ao emprego do pronome oblíquo no verbo escrever. (Esta é uma questão do ENEM 2009)

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