6º ano - Correção das atividades da SEMANA 4 - GABARITO

CORREÇÃO 

ATIVIDADES SEMANA 4


PET 2 LÍNGUA PORTUGUESA


6º ANO 1 (REG 3)
6º ANO 8 (REG 4)
6º ANO 10 (REG 1)

PÁGINAS 10 a 13.


O aspecto social expresso em variedades linguísticas

1 — Leia com atenção os trechos das músicas: 



2 — Analise os contextos retratados pelas letras das músicas e responda:

a) Que situação descrevem?

Ambas descrevem uma situação descontraída, informal com os amigos, como num passeio com a namorada ou conversa à toa.

b) Em que local a(s) cena(s) acontece(m)?

A primeira no shopping e a segunda em volta da fogueira.  


c) Quem são os personagens da(s) cena(s), como vivem?

Na primeira um rapaz e sua namorada, e na segunda um rapaz. 

d) Que mensagens as canções transmitem a respeito das diferenças sociais existentes em nosso país?

A primeira transmite a ideia de um rapaz humilde, do interior, que vai ao shopping, lugar para ele muito estranho, com comidas estranhas. 

A segunda demonstra uma conversa de interior, lugar onde não há muitos recursos e situação financeira baixa. Situação de desigualdade social.  

3 — a) Preencha os espaços vazios com palavras e expressões mais comuns à língua escrita.

*irmãos/manos também podem significar AMIGOS. 

b) Qual foi o impacto da mudança das palavras na letra da música? A cadência permaneceu a mesma?


A mudança das palavras na letra da música atrapalham no ritmo, na harmonia da canção. Não fica a mesma coisa. 


c) Os sentidos que o autor quis construir continuaram os mesmos?
Não alteram os sentidos das palavras, mas a forma da variedade mudou para uma mais formal, isso não ficou adequado para a canção que ele quis construir. 



4 — Reescreva as expressões usando a linguagem formal.

a) “Eu di um beijo nela”  "Eu dei um beijo nela."
b) “A gente fomos no shopping” "Nós fomos ao shopping."
c) “dar uns rolézinhos” "E passear." ou "E dar uns passeios"


5 — Releia as letras das músicas da atividade 1 e responda:

• Por que os autores escolheram formas da língua que são típicas (mais comuns) da fala e não da escrita para compor suas letras?

Sugestões de respostas: “As escolhas dos autores foram baseadas na fala, porque essas são as formas mais comuns entre os grupos sociais que utilizam essa variedade linguística”. 

“É uma forma de reconhecer o uso e valorizar as diferenças existentes entres grupos sociais que falam a mesma língua, em suas variedades.” 

“É uma forma de fazer com que os usuários dessas variedades se reconheçam e se sintam valorizados, já que a fala desses grupos está representada nas letras das músicas”.

6 — Leia a frase abaixo:

“Como brasileiros, devemos ser poliglotas em nossa própria língua.”
A partir da leitura das letras das músicas e das descobertas que fez, como você interpreta essa frase?
Resposta pessoal. 

Sugestões de respostas: “O Brasil é um grande país, com diferentes características regionais, portanto, há também diferenças nos modos de falar de seus habitantes."

"Devemos conhecer e valorizar as diferenças linguísticas que existem em nosso país, para compreender e usar a variedade mais adequada a cada situação."

"Ainda que haja variação nos modos de falar e no vocabulário de algumas regiões do Brasil, todos nós brasileiros falamos a mesma língua, portanto, devemos respeitar e valorizar essas diferenças, que só nos enriquecem."




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