6º ano - Atividades Semana 4 (PET 2) - 20/07 a 24/07

ATIVIDADES SEMANA 4


PET 2 LÍNGUA PORTUGUESA


6º ANO 1 (REG 3)
6º ANO 8 (REG 4)
6º ANO 10 (REG 1)

PÁGINAS 10 a 13.


O aspecto social expresso em variedades linguísticas

1 — Leia com atenção os trechos das músicas: 



2 — Analise os contextos retratados pelas letras das músicas e responda:

a) Que situação descrevem?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Em que local a(s) cena(s) acontece(m)?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Quem são os personagens da(s) cena(s), como vivem?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Que mensagens as canções transmitem a respeito das diferenças sociais existentes em nosso país?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 — a) Preencha os espaços vazios com palavras e expressões mais comuns à língua escrita.



b) Qual foi o impacto da mudança das palavras na letra da música? A cadência permaneceu a mesma?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Os sentidos que o autor quis construir continuaram os mesmos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 — Reescreva as expressões usando a linguagem formal.

a) “Eu di um beijo nela” ___________________________________
b) “A gente fomos no shopping” ____________________________
c) “dar uns rolézinhos” ____________________________________


5 — Releia as letras das músicas da atividade 1 e responda:

• Por que os autores escolheram formas da língua que são típicas (mais comuns) da fala e não da escrita para compor suas letras?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


6 — Leia a frase abaixo:

“Como brasileiros, devemos ser poliglotas em nossa própria língua.”
A partir da leitura das letras das músicas e das descobertas que fez, como você interpreta essa frase?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


***

Ficou alguma dúvida? Faça sua pergunta aqui nos comentários!

 

Quer comentar sobre alguma pergunta ou resposta, escreva abaixo nos comentários!!


***

📚📒📖📌🖊️📝

Não se esqueça de se identificar, para que eu possa anotar sua participação!! 

😘😉✌️


VEJA O CRONOGRAMA DESSA SEMANA 4:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6º ano - SEMANA 2 - Correção das atividades - Gabarito PET 3

1º 14 - SEMANA 2 -Correção das atividades PET 3 - Gabarito

6º ano - SEMANA 3 - Correção das atividades - Gabarito PET 3