3º EJA - CORREÇÃO DAS ATIVIDADES SEMANA 1 (PET 2)

CORREÇÃO DAS

ATIVIDADES DA SEMANA 1



PET 2 - LÍNGUA PORTUGUESA

3º EJA (REG 1)


PÁGINA 2.


1 — Leia a capa da revista ao lado e responda as questões:


a) Qual é o nome da publicação cuja capa foi apresentada?

A capa acima faz parte da publicação da Revista Época.

b) Que público costuma ler essa revista?

Esta revista contém um público mais adulto e que gosta de assuntos que estão em alta, sobre o país, polêmicas, alimentação, economia e de entretenimento. 

c) Na capa qual imagem se destaca?

A imagem de vários alimentos e bebidas ao redor, com dizeres em letras grandes  e cores vivas "Comer bem para viver melhor"

d) Qual é o tema tratado nesta revista?

O tema principal (manchete) trata de apresentar um novo guia alimentar, para as pessoas viverem bem com uma boa alimentação.

e) Observe o título da reportagem principal e responda aos demais itens.
— Em que tempo e em que pessoa foi empregado o verbo?

O título da manchete: "Comer bem para viver melhor"

Os verbos estão no infinitivo impessoal, e não há pessoa definida para essa ação que se encontra genérica, válida para qualquer pessoa. Está funcionando como o modo imperativo.


Veja mais sobre o infinitivo impessoal em: Emprego do Infinitivo Impessoal e pessoal


Obs.: "O novo guia da alimentação que une a saúde ao prazer" é o subtítulo (ou linha fina) da reportagem principal.


f) As mensagens verbais e não verbais se complementam?

Mensagens verbais: toda a parte escrita: o título nas cores vermelho e laranja, subtítulo e informações adicionais.

Mensagem não verbal: Os alimentos e bebidas saudáveis ao redor em cores de mesmo tom vermelho e laranja. 

g) Que recurso argumentativo é usado na capa?

Empregar o infinitivo impessoal causa, como no modo imperativo, uma certa ideia argumentativa ao dar SUGESTÃO de como melhorar a dieta. "Comer bem para viver melhor"!

h) Que editora é responsável pela publicação dessa revista?

A editora GLOBO.

i) Além de reportagem principal, há a chamada para outras três. Identifique-as discuta essa técnica utilizada na revista.

- As melhores dietas para (alimentação)
- poupança ( finança )
-Jonas Brothers( a nova geração pré-adolescente)

Essas chamadas secundárias aparecem nas extremidades, sem muito destaque em tamanho de fonte e cor. Acima ou abaixo do título da chamada principal.



2 — (FUVEST 2018)




O efeito de humor presente no cartum decorre, principalmente, da

a) semelhança entre a língua de origem e a local.
b) falha de comunicação causada pelo uso do aparelho eletrônico.
c) falta de habilidade da personagem em operar o localizador geográfico.
d) discrepância entre situar-se geograficamente e dominar o idioma local.
e) incerteza sobre o nome do ponto turístico onde as personagens se encontram.


Letra D

Veja que estão em Paris. O GPS não vai resolver não saber falar francês. O efeito de humor se dá pela quebra de expectativa, pois usar o GPS não significa estar preparado para as situações de linguagem do referido lugar.  



***

Ficou alguma dúvida? Faça sua pergunta aqui nos comentários!

 

Quer comentar sobre alguma pergunta ou resposta, escreva abaixo nos comentários!!


***

📚📒📖📌🖊️📝

Não se esqueça de se identificar, para que eu possa anotar sua participação!! 

😘😉✌️



Para baixar o PET do Governo VOLUME 2 acesse:

 https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/pets/ensino-medio


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6º ano - SEMANA 2 - Correção das atividades - Gabarito PET 3

1º 14 - SEMANA 2 -Correção das atividades PET 3 - Gabarito

6º ano - SEMANA 3 - Correção das atividades - Gabarito PET 3