1º 14- manhã - Correção das atividades Semana 4 (PET 2)
CORREÇÃO
ATIVIDADES DA SEMANA 4
ATIVIDADES DA SEMANA 4
PET 2 - LÍNGUA PORTUGUESA
1º ANO 14 (REG 7)
PÁGINAS 12 e 13.
1 — Como se sabe, toda e qualquer interlocução está condicionada a alguns requisitos básicos para que
haja uma perfeita sintonia entre os elementos envolvidos (emissor 3 receptor). Partindo desse pressuposto, comente acerca de algumas ocorrências que porventura interferem em tal materialização,
especialmente sobre a ambiguidade.
Várias são as dificuldades que porventura podem interferir na clareza da mensagem, o que contribui para que a incomunicabilidade se perpetue. Como exemplos desses podemos citar a ambiguidade, cuja característica se manifesta pela múltipla interpretação da ideia apresentada. Em se tratando de textos cuja objetividade se revela como fator primordial, tal ocorrência funciona como uma barreira, impedindo que a interlocução aconteça de verdade. Contudo, quando a ambiguidade é utilizada de forma intencional, como é o caso da linguagem poética e publicitária, dos cartuns, histórias em quadrinhos e anedotas, trata-se de um recurso, portanto, não é concebida como uma inadequação.
Ambiguidade?
Clique no vídeo abaixo:
2 — Considerando a oração em destaque, responda às questões que a ela se referem:
Os jurados julgaram o rapaz doente.
Quando analisada, o que se percebe é que a construção sintática apresenta algumas inadequações — fato que possibilita o termo “doente” adquirir interpretações distintas. Com base nessa premissa, analise:
a) Quais seriam essas interpretações?
A ideia ora apresentada remete-nos a duas interpretações: o rapaz estava doente quando julgado ou o rapaz foi considerado "doente" pelos jurados.
b) As inadequações, por vezes constatadas, levam-nos a crer que o discurso carece de uma reformulação. Assim sendo, retrate as formas pelas quais essa mudança se manifestaria, tendo em vista a importância de uma mensagem clara e objetiva.
Como o contexto não nos permite identificar qual das duas interpretações é a correta, cabem duas reformulações:
1.Os jurados julgaram o rapaz, que estava doente.
2.Os jurados julgaram o rapaz como doente.
1.Os jurados julgaram o rapaz, que estava doente.
2.Os jurados julgaram o rapaz como doente.
c) Atribuídas as mudanças, passe as orações para a voz passiva.
1.O rapaz que estava doente foi julgado pelos jurados.
2. O rapaz foi julgado pelos jurados como doente.
2. O rapaz foi julgado pelos jurados como doente.
VOZ PASSIVA?
Assista ao vídeo para relembrar:
3 — Leia o texto abaixo:
a) O que pretendia afirmar o presidente da associação?
Nota-se que a pretensão do emissor era alertar para os perigos que corriam as crianças, uma vez que essas brincavam constantemente no local onde se encontrava a árvore – já podre, sem vida, podendo cair a qualquer momento.
b) O que afirma, literalmente?
Quando analisada em seu sentido literal, a mensagem nos revela que quem está oferecendo perigo são as próprias crianças: “O perigo são as crianças que brincam no local”. Dessa forma, o redator, por um descuido de sua parte, fez com que seu discurso fosse interpretado de uma outra forma, diferentemente do que ele pretendia estabelecer mediante a interlocução firmada.
c) Na placa abaixo, podemos encontrar o mesmo tipo de ambiguidade que havia na declaração de Sérgio Marcatti. O que tornaria divertida a leitura da placa?
Cuidado escola!
Podemos detectar a mesma ocorrência na placa de advertência, a qual pode ser interpretada da seguinte forma: nesse caso é a escola que deve tomar cuidado, e não as pessoas que dela se aproximam.
4 — Leia as frases abaixo e verifique se há ambiguidade em cada uma delas. Se necessário for, faça as
alterações convenientes para adequá-las à norma padrão.
a) A menina pegou o ônibus correndo.
b) Visitamos o centro folclórico e o teatro cuja qualidade artística é tamanha.
c) A mãe viu o filho chegando em casa bem tarde.
d) A candidata deixou a plateia emocionada.
e) O psicólogo examinou o paciente preocupado.
a) A menina, que estava correndo, pegou o ônibus.
b) Visitamos o centro folclórico e o teatro, nos quais a qualidade artística é tamanha.
c) A mãe viu o filho que chegava em casa bem tarde.
d) A candidata, emocionada, deixou a plateia.
e) O psicólogo, preocupado, examinou o paciente.
b) Visitamos o centro folclórico e o teatro, nos quais a qualidade artística é tamanha.
c) A mãe viu o filho que chegava em casa bem tarde.
d) A candidata, emocionada, deixou a plateia.
e) O psicólogo, preocupado, examinou o paciente.
***
Ficou alguma dúvida? Faça sua pergunta aqui nos comentários!
Quer comentar sobre alguma pergunta ou resposta, escreva abaixo nos comentários!!
***
📚📒📖📌🖊️📝
Não se esqueça de se identificar, para que eu possa anotar sua participação!!
😘😉✌️
Comentários
Postar um comentário