6º ano 1, 8 e 10 - PET COMPLEMENTAR SEMANA 3 - RESUMO SOBRE A VÍRGULA (no caderno)

(Após as atividades complementares, COPIAR ESTE RESUMO NO CADERNO):

 

A vírgula é usada sempre para:

 

1. Separar topônimos (nomes próprios de lugar) seguidos de data:

*São Paulo, 12 de novembro de 2009.

 

 2. Isolar termos dispostos em enumeração:

*Fomos ao cinema, tomamos sorvete, visitamos o bosque e depois voltamos para casa.

 

3. Separar expressões explicativas, continuativas ou corretivas (relativas à correção de algo), tais como: isto é, por exemplo, aliás, etc.:

*Amanhã, ou melhor, depois de amanhã, viajaremos para a casa de meus avós. (ideia de correção)

 

4. Separar o aposto e o vocativo:

*Beatriz, amiga de minha prima, recebeu a premiação. (compreendemos que o termo que aparece entre vírgulas é o aposto)

*Caro amigo, empreste-me o livro. (o termo que se encontra sublinhado representa o vocativo)

 

5. Separar um adjunto adverbial, podendo esse estar antecipado ou intercalado:

*Na família, somos todos unidos. (adjunto adverbial antecipado)

*Todos os domingos, na casa de meus avós, toda a família se reúne. (adjunto adverbial intercalado, ou seja, no meio da oração)

 

6. Isolar orações compostas por algumas conjunções que dão ideia de alternância, explicação, adversidade (ideia contrária) e conclusão:

- Não compareceu ao seu aniversário, porém enviou o presente. (ideia contrária)

- Ou estude para a avaliação, ou resolva os exercícios. (ideia de alternância)

- Não fomos ao cinema, pois choveu bastante. (ideia de explicação)

-Meus primos chegaram de viagem, logo, iremos visitá-los. (ideia de conclusão)

 

Vejamos os casos em que não devemos utilizá-la:


  1. Para separar o sujeito do predicado:

O garoto     é estudioso.

(sujeito)     (predicado)     

 

2. Para separar o verbo de seu complemento:

Eu gosto        de chocolate.

(predicado)  (complemento)


***

 

Ficou alguma dúvida? Faça sua pergunta aqui nos comentários!


😘😉✌





Comentários

  1. Professora eu fiz no caderno essa atividade, e a semana três do Pet, sobre a placa da mesquita na atividade do Pet eu não vi erros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pietra, nosso horário agora, para você terminar de fazer. Vou te ajudar...

      Está escrito "Mesquita Mulçumana"

      Um pequeno detalhe, mas que se pesquisar no dicionário você verá o problema!

      😉😉😉😉

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

6º ano - SEMANA 2 - Correção das atividades - Gabarito PET 3

1º 14 - SEMANA 2 -Correção das atividades PET 3 - Gabarito

6º ano - SEMANA 3 - Correção das atividades - Gabarito PET 3