1º ano 14 - ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO - ATIVIDADES SEMANA 3 (01 A 05/06)

ATIVIDADES SEMANA 3 
PET LÍNGUA PORTUGUESA


E

PET COMPLEMENTAR


01 e 02 de junho

Antes de inciar na página 7 do PET do governo, acompanhe o PET complementar: 


Faça EM SEU CADERNO o seguinte esquema com o título:



Em seguida, acesse o vídeo “Problemas de comunicação - humor”, disponível no Youtube, pelo link: 

Este vídeo demonstra como esse esquema funciona e como ele pode dar errado, caso, pelo menos, algum dos 6 elementos falhe.
Depois de ver o vídeo: 

Copie e responda no caderno:


QUESTÃO SOBRE O VÍDEO:

Olhando para o esquema, cada um dos elementos contidos, qual foi o problema de comunicação, dado como título do vídeo?

***


Ainda no caderno, copie:


OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

a) O emissor ou destinador é o que emite a mensagem; pode ser um indivíduo ou um grupo (firma, organismo de difusão, etc.)

b) O receptor ou destinatário é o que recebe a mensagem; pode ser um indivíduo, um grupo, ou mesmo um animal ou uma máquina (computador). Em todos estes casos, a comunicação só se realiza efetivamente se a recepção da mensagem tiver uma incidência observável sobre o comportamento do destinatário (o que não significa necessariamente que a mensagem tenha sido compreendida: é preciso distinguir cuidadosamente recepção de compreensão).

c) A mensagem é o objeto da comunicação; ela é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.

d) O canal de comunicação é a via de circulação das mensagens. Ele pode ser definido, de maneira geral, pelos meios técnicos aos quais o destinador tem acesso, a fim de assegurar o encaminhamento de sua mensagem para o destinatário:
Meios sonoros: voz, ondas sonoras, ouvido...
Meios visuais: excitação luminosa, percepção da retina...

De acordo com o canal de comunicação utilizado, pode-se empreender uma primeira classificação das mensagens:

_as mensagens sonoras: palavras, músicas, sons diversas;
_as mensagens tácteis: pressões, choques, trepidações, etc;
_as mensagens olfativas: perfumes, por exemplo;
_as mensagens gustativas: tempero quente (apimentado) ou não...

Observação: um choque, um aperto de mão, um perfume só constituem mensagens se veicularem, por vontade do destinador, uma ou várias informações dirigidas a um destinatário.
A transmissão bem-sucedida de uma mensagem requer não só um canal físico, mas também um contato psicológico: pronunciar uma frase com voz alta e inteligível não é suficiente para que um destinatário desatento a receba.

e) O código é um conjunto de signos e regras de combinação destes signos; o destinador lança mão dele para elaborar sua mensagem (esta é a operação de codificação). O destinatário identificará este sistema de signos (operação de decodificação) se seu repertório for comum ao do emissor for comum ao do emissor. Este processo pode se realizar de várias maneiras (representaremos por dois círculos os repertórios de signos do emissor e do receptor):

 

f) O referente é constituído pelo contexto, pela situação e pelos objetos reais aos quais a mensagem remete.

***



ü  Reveja sua resposta sobre o vídeo!

 

ü  Me mande uma mensagem! Quero saber o que achou dos elementos da comunicação!

 

ü  Pedirei o envio dessa aula por e-mail! Ao final desse PET tem as orientações.

 

***

 

Na sequência, inicie o PET do Governo 

na página 7 e resolva apenas a questão 01.





***

Apresente aqui sua resposta nos comentários, 

ou por e-mail, caso tenha dúvidas!


NÃO ESQUEÇA de se identificar na mensagem!!!


Participem dos comentários sobre as questões do PET da semana 3. 

 😉😉🥰😘📒📖📝📚




Para baixar o PET Complementar SEMANA 3, clique no link abaixo:

PET Complementar 1º ano 14 Semana 3- Português


Para baixar o PET do Governo: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/pets/ensino-medio



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

6º ano - SEMANA 2 - Correção das atividades - Gabarito PET 3

1º 14 - SEMANA 2 -Correção das atividades PET 3 - Gabarito

6º ano - SEMANA 3 - Correção das atividades - Gabarito PET 3