1º 14 - manhã -CORREÇÃO COMENTADA SEMANA 4 (PET)

CORREÇÃO COMENTADA

SEMANA 4

PET LÍNGUA PORTUGUESA 



PÁGINAS 9, 10 E 11.


Desafios sobre as Funções da Linguagem

ATIVIDADE 1 - Leia os textos 1 e 2 para resolver a questão.

Texto 1
O poder do e-mail

Um homem deixou as ruas cheias de São Paulo para tirar férias em Salvador. Sua esposa estava viajando a negócios e planejava encontrá-lo no dia seguinte. Quando chegou ao hotel, resolveu mandar um e-mail para sua mulher. Como não achou o papelzinho em que tinha anotado o endereço eletrônico dela, tirou da memória o que lembrava e torceu para que estivesse certo.

Infelizmente, ele errou uma letra, e a mensagem foi para uma senhora, cujo marido havia morrido no dia anterior. Quando ela foi checar os seus e-mails, desmaiou. Ao ouvir o grito, sua família correu para o quarto e leu o seguinte, na tela do monitor.

“Querida, acabei de chegar. Foi uma longa viagem. Apesar de só estar aqui há poucas horas, já estou gostando muito. Falei aqui com o pessoal e está tudo preparado para sua chegada amanhã. Tenho certeza que você também vai gostar…

Beijos do seu eterno e amoroso marido.

P.S.: Está fazendo um calor infernal aqui”.

(Revista Língua Portuguesa, Ano 3, no 42, Abril de 2009,Editora Segmento, São Paulo, p.10)


Texto 2



Após comparar os dois textos, é correto dizer que:(copiar toda a alternativa correta, não colocar apenas a letra da alternativa)

(a) o texto 1 apresenta a linguagem padrão, como se observa nas expressões “encontrá-lo”, “uma senhora, cujo marido”; e os quadrinhos somente a linguagem informal, própria da fala.

Comentário: essas expressões destacadas na alternativa são mesmo de teor padrão/formal da língua, e os quadrinhos utilizam linguagem informal, própria da fala, tanto na fala do tio (1º quadrinho “Beleza?” “está por dentro”) quanto na fala do sobrinho (2º quadrinho) a única parte ruim dessa alternativa é que a palavra “somente” pode causar algum equívoco.

(b) o referente usado na carta “e-mail” e na conversa do sobrinho com o tio é igual.

Comentário: é impossível o referente, que é o contexto todo da conversa, ser o mesmo em ambos os textos. As situações são totalmente diferentes.

(c) nos textos percebemos símbolos linguísticos utilizados na comunicação escrita, como P.S no texto 1 e :-), no 2.

Comentário: O símbolo P.S. significa pós scriptum, que significa “depois de escrito”, usado quando já finalizamos um texto e queremos acrescentar uma informação esquecida anteriormente. Isso é comum da comunicação escrita. Agora, o emoticon :-) ele é próprio da comunicação escrita virtual, e não podemos generalizar para toda e qualquer comunicação escrita.

(d) a função fática, que tem por finalidade abrir, manter e fechar o canal de comunicação, permeia-se por ambos os textos.

Comentário: “A função fática tem como objetivo estabelecer ou interromper a comunicação de modo que o mais importante é a relação entre o emissor e o receptor da mensagem. Aqui, o foco reside no canal de comunicação. Esse tipo de função é muito utilizada nos diálogos, por exemplo, nas expressões de cumprimento, saudações, discursos ao telefone, etc.” Ou seja, a função fática não está presente em ambos os textos, pois se trata de uma comunicação escrita a longa distância, de difícil retorno para se checar se a mensagem está sendo compreendida do outro lado. No texto 1, por exemplo, nem há o uso dessa função por parte do remetente, ele já vai direto ao ponto, como se estivesse mesmo falando com sua real esposa.

(e) a comunicação processou-se pelo mesmo meio de comunicação e pela mesma maneira.

Comentário: Não houve comunicação efetiva no texto 1, ainda mais pelo marido ter enviado sua mensagem a outra pessoa. O meio de comunicação, como veículo, é a internet, pelo uso de mensagem virtual, e-mail ou chat, mas não processaram da mesma maneira em ambos os textos.


Resposta correta: Letra A.


ATIVIDADE 2 - Em um texto, quase sempre, aparece mais de uma função de linguagem. O essencial é notar aquela que predomina. No anúncio publicitário abaixo, existe mais de uma função. Identifique-as e justifique sua escolha.

Função apelativa: linguagem própria do anúncio publicitário, a linguagem apelativa ou conativa acontece quando o emissor quer influenciar o receptor, aqui no caso, a comprar SEMPRE da marca Tramontina.


Função poética: pela estética do anúncio, com foco na mensagem, na palavra “Sempre” e as imagens da família reunida no passado e no presente. Uma mensagem poética de que aquele produto (Tramontina) está SEMPRE nas mesas das famílias.


***

Ficou alguma dúvida? Faça sua pergunta aqui nos comentários!

 

Quer comentar sobre alguma pergunta ou resposta, escreva abaixo nos comentários!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6º ano - SEMANA 2 - Correção das atividades - Gabarito PET 3

1º 14 - SEMANA 2 -Correção das atividades PET 3 - Gabarito

6º ano - SEMANA 3 - Correção das atividades - Gabarito PET 3