3º ano 07 e 08 - CORREÇÃO DAS ATIVIDADES SEMANA 2 -PET LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADES SEMANA 2 
PET LÍNGUA PORTUGUESA
GABARITO




Página 6 


Releia a notícia da atividade da semana 1 e responda:   (no caderno)


ATIVIDADE 1 - Todos sabemos do estresse cotidiano vivido pelas populações das grandes e médias cidades do país. Em quais trechos da notícia se faz alusão a essas fortes tensões? Qual parece ser o papel desse dia a dia difícil nos acontecimentos reportados?

Nos argumentos do motorista, há as alusões a um dia cansativo de trabalho (ele estava voltando para a casa tarde da noite; ficou de “cabeça quente” com a situação). É possível inferir, também, um cotidiano opressivo, já que a reação dos ciclistas à sua atitude intimidadora é percebida como uma “injustiça” cometida contra quem “estava certo”. Nesse sentido, a revolta do motorista é compreensível.

Em dias difíceis as pessoas costumam descontar no outro a raiva que sentem naquele momento de desrespeito às regras de trânsito, no caso avançar o sinal vermelho no final de um dia difícil, gera muito mais revolta e atitudes desproporcionais se acontecesse o mesmo em outro momento mais tranquilo do dia.


ATIVIDADE 2 - Como foi possível observar por meio do texto, no trânsito, é muito comum que o “mais forte” se valha de uma vantagem circunstancial para constranger e/ou pôr em risco o “mais fraco”. Assim, motoristas se sentem, no volante, autorizados a intimidar e assustar pedestres, ciclistas e motoqueiros; enquanto motoristas de ônibus e caminhões desrespeitam e/ou ameaçam motoristas de veículos menores. Cite algumas consequências que essas atitudes podem causar no trânsito.


São várias as consequências dessa atitude que substitui as leis de trânsito pela lei do"mais forte". 

- Ofensas e discussões que evoluem para a violência física;
- Mais trânsito dependendo do local;
- Envolvimento de pessoas inocentes, outros motoristas e pedestres;
- Acidentes graves em que quem está na situação mais vulnerável é atingido com maior violência.


ATIVIDADE 3 - Diante de fatos desse tipo, o que é possível fazer para evitar a violência?


Resposta pessoal.

Sugestão: Uma forma eficaz de combater a violência e evitá-la é ter um diálogo aberto e constante sobre como contornar situações e dificuldades que podem irritar as pessoas. Isso serve para qualquer tipo de violência. No caso de condutas no trânsito o diálogo também é a melhor maneira de se evitar brigas, discussões e até mesmo acidentes graves.

Sempre ter calma para resolver a situação conflitante.

Se necessário chamar a polícia militar, para conversar melhor e resolver com a outra parte envolvida, principalmente se estiver sozinho e se sentir ameaçado.



***

Quer comentar sobre alguma pergunta ou resposta, escreva abaixo nos comentários!!

📚📒📖📌🖊️📝

Não se esqueça de se identificar, para que eu possa anotar sua participação!! 

😘😉✌️




Para baixar o PET Complementar SEMANA 2, clique no link abaixo:

PET Complementar 3º ano manhã Professora Hariane


Para baixar o PET do Governo: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/pets/ensino-medio



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6º ano - SEMANA 2 - Correção das atividades - Gabarito PET 3

1º 14 - SEMANA 2 -Correção das atividades PET 3 - Gabarito

6º ano - SEMANA 3 - Correção das atividades - Gabarito PET 3