1º 14 - Semana 1 (PET volume 2) - 29/06 a 03/07

ATIVIDADES DA SEMANA 1



PET 2 - LÍNGUA PORTUGUESA


PÁGINAS 2 E 3.

1 — Leia o texto a seguir.

O CONSULTOR

Um pastor cuidava de suas ovelhas à beira da estrada, quando se aproximou e parou um sensacional carro japonês. O jovem motorista desceu do carrão, elegante dos pés até a cabeça, chegou ao lado do pastor e lhe disse:
— Se eu adivinhar quantas ovelhas você tem aí, você me dá uma?
O pastor olhou para o rapaz, olhou para aquele monte de ovelhas pastando ao sol e disse:
— Sim.
O rapaz voltou para o carro, ligou seu laptop, entrou num site da NASA, esquadrinhou a área,
gerou um banco de dados, uns 50 gráficos em Excel cheio de matrizes e determinantes, mais um relatório de 150 páginas impresso na sua mini impressora hightech. Virou para o pastor e disse:
— O senhor tem 1.343 ovelhas aí no pasto.
O pastor respondeu:
— O senhor acertou em cheio, pode pegar a sua ovelha.
O rapaz foi lá, pegou a ovelha e a colocou na traseira da sua Cherokee.
Então, o pastor disse:
— Se eu adivinhar a sua profissão, o senhor me devolve a minha ovelha?
— Certo — respondeu o jovem.
— O senhor é consultor! — disse prontamente o pastor.
— Como o senhor adivinhou? — perguntou o jovem.
— Foi fácil, disse o pastor. Primeiro, porque o senhor veio aqui sem eu o ter chamado; segundo, porque me cobrou uma ovelha para me dizer o que eu já sabia; e, terceiro, porque não entende nada do meu negócio, pois acabou pegando o meu cachorro.

                                                          Disponível em: http://www.muraljoia.com.br. Acesso em: 28/07/16.

2 — O texto tem fim:
a) humorístico.
b) jornalístico.
c) técnico.
d) publicitário.

ATENÇÃO: Para responder à atividade 2, deve pesquisar o que são textos:

ü  Humorísticos;

ü  Jornalísticos;

ü  Técnicos;

ü  Publicitários;



3 — Explique a relação sugerida no texto entre o conhecimento teórico e o prático.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4 — Em todas as alternativas, os termos retomam o referente “o jovem motorista”, exceto em:
a) o rapaz.
b) um consultor.
c) o senhor.
d) o jovem.


5 — Há o predomínio no texto de sequências do tipo:
a) injuntivo.
b) expositivo.
c) narrativo.
d) argumentativo.


6 — No trecho “— Se eu adivinhar quantas ovelhas você tem aí, você me dá uma?”, a forma destacada
introduz:
a) uma ordem.
b) um conselho.
c) uma certeza.
d) uma proposta.


7 — Em “O jovem motorista desceu do carrão, elegante dos pés até a cabeça, chegou ao lado do pastor
[...]”, as vírgulas foram colocadas para indicar:
a) uma inversão.
b) uma enumeração.
c) uma omissão.
d) uma inserção.


***

Ficou alguma dúvida? Faça sua pergunta aqui nos comentários!

 

Quer comentar sobre alguma pergunta ou resposta, escreva abaixo nos comentários!!


***

📚📒📖📌🖊️📝

Não se esqueça de se identificar, para que eu possa anotar sua participação!! 

😘😉✌️


VEJA OS DIAS PARA EXECUTAR SUAS ATIVIDADES







Para baixar o PET do Governo VOLUME 2 acesse:

 https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/pets/ensino-medio






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6º ano - SEMANA 2 - Correção das atividades - Gabarito PET 3

1º 14 - SEMANA 2 -Correção das atividades PET 3 - Gabarito

6º ano - SEMANA 3 - Correção das atividades - Gabarito PET 3