1º 14 ATIVIDADES DA SEMANA 4 + SUGESTÃO DE VÍDEO (08 A 12/06)

Dia 09/06

SEMANA 4

PET LÍNGUA PORTUGUESA



PÁGINAS 9, 10 E 11.


Desafios sobre as Funções da Linguagem

ATIVIDADE 1 - Leia os textos 1 e 2 para resolver a questão.

Texto 1
O poder do e-mail

Um homem deixou as ruas cheias de São Paulo para tirar férias em Salvador. Sua esposa estava viajando a negócios e planejava encontrá-lo no dia seguinte. Quando chegou ao hotel, resolveu mandar um e-mail para sua mulher. Como não achou o papelzinho em que tinha anotado o endereço eletrônico dela, tirou da memória o que lembrava e torceu para que estivesse certo.

Infelizmente, ele errou uma letra, e a mensagem foi para uma senhora, cujo marido havia morrido no dia anterior. Quando ela foi checar os seus e-mails, desmaiou. Ao ouvir o grito, sua família correu para o quarto e leu o seguinte, na tela do monitor.

“Querida, acabei de chegar. Foi uma longa viagem. Apesar de só estar aqui há poucas horas, já estou gostando muito. Falei aqui com o pessoal e está tudo preparado para sua chegada amanhã. Tenho certeza que você também vai gostar…

Beijos do seu eterno e amoroso marido.

P.S.: Está fazendo um calor infernal aqui”.

(Revista Língua Portuguesa, Ano 3, no 42, Abril de 2009,Editora Segmento, São Paulo, p.10)


Texto 2



Após comparar os dois textos, é correto dizer que:(copiar toda a alternativa correta, não colocar apenas a letra da alternativa)

(a) o texto 1 apresenta a linguagem padrão, como se observa nas expressões “encontrá-lo”, “uma senhora, cujo marido”; e os quadrinhos somente a linguagem informal, própria da fala.

(b) o referente usado na carta “e-mail” e na conversa do sobrinho com o tio é igual.

(c) nos textos percebemos símbolos linguísticos utilizados na comunicação escrita, como P.S no texto 1 e :-), no 2.

(d) a função fática, que tem por finalidade abrir, manter e fechar o canal de comunicação, permeia-se por ambos os textos.

(e) a comunicação processou-se pelo mesmo meio de comunicação e pela mesma maneira.


ATIVIDADE 2 - Em um texto, quase sempre, aparece mais de uma função de linguagem. O essencial é notar aquela que predomina. No anúncio publicitário abaixo, existe mais de uma função. Identifique-as e justifique sua escolha.


***

Ficou alguma dúvida? Faça sua pergunta aqui nos comentários!

 

Quer comentar sobre alguma pergunta ou resposta, escreva abaixo nos comentários!!

 

 

Sugestão de vídeo extra:

Sugiro o seguinte vídeo explicativo e criativo 

para te ajudar a compreender melhor o PROCESSO DE COMUNICAÇÃO !!




 O que achou do vídeo?

 

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Participe nos comentários!



Planejamento dessa semana 4 no link abaixo:


Comentários

  1. Olá, Giulia, tudo bem? Que bom te ver por aqui! Venha sempre e se precisar é só falar! 😉😘😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

6º ano - SEMANA 2 - Correção das atividades - Gabarito PET 3

1º 14 - SEMANA 2 -Correção das atividades PET 3 - Gabarito

6º ano - SEMANA 3 - Correção das atividades - Gabarito PET 3