1º 14 - CORREÇÃO DAS ATIVIDADES SEMANA 3 (PET)
Dia 08/06
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA SEMANA 3.
PÁGINAS 7 E 8.
ATIVIDADE 1 - Depreende-se que a linguagem é vista
como meio de interação social entre os
indivíduos de uma comunidade. Partindo desse
pressuposto, explique a relação entre os
interlocutores envolvidos em um diálogo.
Todos nós, seres humanos, somos concebidos como seres sociais, visto que sempre estabelecemos relação com o outro por meio de nossas interações. Dessa forma, ao realizarmos a comunicação, nosso real objetivo é que haja uma perfeita sintonia entre nós e a pessoa com a qual estamos falando, também denominada de receptor. Para que tal intenção se manifeste de forma significativa, faz-se necessária a presença de determinados elementos, os quais contribuem para que a interlocução seja materializada de forma plena.
Interlocutores são os que participam de uma situação comunicativa (emissor e receptor) e ambos precisam entender um ao outro para que a comunicação realmente ocorra.
ATIVIDADE 2 - Segue uma das criações artísticas do poeta Fernando Pessoa. Após analisá-la,
defina os elementos em questão:
Mar português
Ó mar salgado, quanto do
teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas
mães choraram,
Quantos filhos em vão
rezaram!
8
Por te cruzarmos, quantas
mães choraram,
Quantos filhos em vão
rezaram!
Quantas noivas ficaram
por casar
Para que fosses nosso, ó
mar!
Valeu a pena? Tudo vale a
pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do
Bojador
Tem que passar além da
dor.
Deus ao mar o perigo e o
abismo deu,
Mas nele é que espelhou o
céu.
Fonte:
http://www.grijalvo.com/Citas/b_Pessoa_Mar_portugues.htm
a) emissor – “nós, os portugueses”,
indicado por meio de verbos e pronomes demarcados na 1ª pessoa do plural.
b) receptor – o mar
c) mensagem – o poema, retratado na
íntegra
d) código – a língua portuguesa
e) canal – a linguagem escrita
f) contexto- o mar português.
ATIVIDADE 3 - (UFG-GO) A frase abaixo foi extraída de
um anúncio que vende produtos para
pele:
Hoje você é uma uva.
Mas cuidado, uva passa.
(Cláudia, ago.1996)
a) Comente a superposição de funções gramaticais
que recai sobre a palavra passa.
O termo em
questão assume duas funções morfológicas – a de adjetivo, ao se referir
a um tipo de uva que seca ao sol em estufa; e a de verbo,
denotando a ação de passar, ficar para trás.
b) Explique os efeitos persuasivos provocados por
essa superposição.
Tal ocorrência
reforça a ideia da necessidade de cuidar constantemente da pele, haja vista que
com o passar do tempo essa vai dando sinais de envelhecimento, tornando-se
semelhante a uma uva-passa.
c) Discorra
sobre a função da linguagem que predomina na frase.
Como se trata de um anúncio publicitário, a
finalidade discursiva nele presente é persuadir o consumidor a adquirir o
produto. Tal aspecto evidencia a presença da função apelativa ou conotativa da linguagem.
Apresente aqui sua resposta nos comentários,
ou por e-mail, caso tenha dúvidas!
NÃO ESQUEÇA de se identificar na mensagem!!!
Participem dos comentários sobre as questões do PET da semana 3.
😉😉🥰😘📒📖📝📚
Comentários
Postar um comentário