1º 14 - CORREÇÃO DAS ATIVIDADES SEMANA 3 (PET)

Dia 08/06

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA SEMANA 3.

PET LÍNGUA PORTUGUESA


 

PÁGINAS 7 E 8.

 

ATIVIDADE 1 - Depreende-se que a linguagem é vista como meio de interação social entre os

indivíduos de uma comunidade. Partindo desse pressuposto, explique a relação entre os

interlocutores envolvidos em um diálogo.

Todos nós, seres humanos, somos concebidos como seres sociais, visto que sempre estabelecemos relação com o outro por meio de nossas interações. Dessa forma, ao realizarmos a comunicação, nosso real objetivo é que haja uma perfeita sintonia entre nós e a pessoa com a qual estamos falando, também denominada de receptor. Para que tal intenção se manifeste de forma significativa, faz-se necessária a presença de determinados elementos, os quais contribuem para que a interlocução seja materializada de forma plena.

Interlocutores são os que participam de uma situação comunicativa (emissor e receptor) e ambos precisam entender um ao outro para que a comunicação realmente ocorra.

 

ATIVIDADE 2 - Segue uma das criações artísticas do poeta Fernando Pessoa. Após analisá-la,

defina os elementos em questão:

 

Mar português

Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

8

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

Fonte: http://www.grijalvo.com/Citas/b_Pessoa_Mar_portugues.htm

 

a) emissor – “nós, os portugueses”, indicado por meio de verbos e pronomes demarcados na 1ª pessoa do plural.

b) receptor – o mar

c) mensagem – o poema, retratado na íntegra

d) código – a língua portuguesa

e) canal – a linguagem escrita

f) contexto- o mar português.

ATIVIDADE 3 - (UFG-GO) A frase abaixo foi extraída de um anúncio que vende produtos para

pele:

Hoje você é uma uva.

Mas cuidado, uva passa.

(Cláudia, ago.1996)

 

a) Comente a superposição de funções gramaticais que recai sobre a palavra passa.

 

O termo em questão assume duas funções morfológicas – a de adjetivo, ao se referir a um tipo de uva que seca ao sol em estufa; e a de verbo, denotando a ação de passar, ficar para trás.

 

b) Explique os efeitos persuasivos provocados por essa superposição.

 

Tal ocorrência reforça a ideia da necessidade de cuidar constantemente da pele, haja vista que com o passar do tempo essa vai dando sinais de envelhecimento, tornando-se semelhante a uma uva-passa.

 

c) Discorra sobre a função da linguagem que predomina na frase.

 

Como se trata de um anúncio publicitário, a finalidade discursiva nele presente é persuadir o consumidor a adquirir o produto. Tal aspecto evidencia a presença da função apelativa ou conotativa da linguagem.

 

***


Apresente aqui sua resposta nos comentários, 

ou por e-mail, caso tenha dúvidas!


NÃO ESQUEÇA de se identificar na mensagem!!!


Participem dos comentários sobre as questões do PET da semana 3. 

 😉😉🥰😘📒📖📝📚



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6º ano - SEMANA 2 - Correção das atividades - Gabarito PET 3

1º 14 - SEMANA 2 -Correção das atividades PET 3 - Gabarito

6º ano - SEMANA 3 - Correção das atividades - Gabarito PET 3