6º ANO - CORREÇÃO DAS ATIVIDADES SEMANA 3 - PET e COMPLEMENTARES

CORREÇÃO

ATIVIDADES SEMANA 3
PET LÍNGUA PORTUGUESA DO GOVERNO





Página 10.

ATIVIDADE 1 - Leia com bastante atenção a placa e os anúncios abaixo:




ATIVIDADE 2 - A função da língua é garantir a comunicação efetiva. Nos textos acima ocorreu a comunicação? A língua cumpriu sua função? O que você observou?

A comunicação ocorre com sentido nos cartazes 2, 3 e 4. No 1º cartaz há algo estranho, é possível entender que o autor quis dizer “por favor, não insista”, mas ao escrever “não exista” isso pode causar mudança no sentido da comunicação. Em todos existem erros na ortografia das palavras e na pontuação.  

 

Placa 1: “não exista”
Placa 2: “mulçumana”

Placa 3: “dexar” “obigetos” “gerencia”

Placa 4: “criente”



ATIVIDADE 3 – Estes erros podem ocorrer em qualquer produção textual. Sendo assim: Como podemos evitar que isso ocorra?

Para evitar esses erros é preciso ter maior atenção e cuidado com o texto, fazer um rascunho e depois uma reescrita cuidadosa. Sempre revisar antes de publicar!



ATIVIDADE 4 – Faça a revisão e reescreva a placa e os anúncios fazendo as correções necessárias.

Placa 1: Não vendemos cerveja fiado! Por favor, não insista!

Placa 2: Mesquita Muçulmana.

Placa 3: Favor não deixar objetos no corredor. A gerência.

Placa 4: Estacionamento só para clientes.



***

ATIVIDADES SEMANA 3

PET Complementar – prof. Hariane


ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

QUESTÃO 1.

No texto abaixo, as vírgulas foram retiradas. Copie o texto em seu caderno colocando as vírgulas onde achar necessário.

 

O gato e a globalização

 

    Depois de ser perseguido durante um bom tempo por um gato, o rato esconde-se numa toca e fica ali durante horas.

    Até que, ao ouvir latidos de cachorro, pensou que o gato tivesse ido embora e resolveu sair para passear.

    No entanto, assim que pôs a cabeça para fora, foi pego pelas garras do gato.

   – Você imita latidos? – perguntou o rato espantado.

   – E o gato:

    – Meu amigo, neste mundo globalizado, quem não fala duas línguas morre de fome!

“Almanaque Brasil de Cultura Popular”, set. 2000.

QUESTÃO 2.

O que predomina no texto?

x ) a narração dos fatos.

(     ) a descrição do ambiente onde ocorreram os fatos.

(     ) a exposição de um ponto de vista.

 

QUESTÃO 3.                       O poder da vírgula!

No exercício abaixo, você vai comparar frases com pontuações e sentidos diferentes. Seu trabalho é dizer em que o sentido elas se diferem.

 

Frase 1                                   Frase 2                                   Diferença de sentido



a) Não, espere.                    Não espere.               Na 1ª pede para esperar, na 2ª pede o contrário, para não esperar.

 



b) Tenho R$34,20.               Tenho R$3,42.              Muda o valor do dinheiro, trinta e quatro no 1º e apenas 3 reais no 2º caso.

 



c) Isso só, ele resolve.                Isso, só ele resolve.              Na 1ª frase diz que é pouca coisa, então ele resolve. Na 2ª diz que somente ele resolve isso.

 



d) Não, queremos saber.                 Não queremos saber.                Na 1ª diz que queremos esperar, na 2ª frase afirma o contrário, que não iremos esperar.

 


e) Não, pode condená-lo.                Não pode condená-lo.   Na 1ª diz que pode condená-lo sim, enquanto na 2ª a afirmação é de que não pode condená-lo.

 


f) Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria à sua procura.        


Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria à sua procura.

 Na 1ª frase o homem é o foco do sentido, que a mulher iria à sua procura de tanto valor que ele tem.

 Na 2ª frase quem tem valor é a mulher e o homem que iria à procura dela.

 

QUESTÃO 4.

Com suas palavras, responda qual a importância da vírgula para o estudo da nossa Língua Portuguesa?

Resposta pessoal.

 

 

QUESTÃO 5.

Ao digitar o texto abaixo, o digitador omitiu algumas vírgulas.

Muitas pessoas plantam árvores cuidam de animais protegem os rios preservam a natureza.

a) Pesquise no dicionário o significado da palavra OMITIU, do verbo omitir.

Verbo omitir:

1.deixar de agir ou de manifestar-se (quando necessário ou esperado).

"omitiu-se em relação à educação dos filhos"


2.deixar de mencionar, de dizer ou de escrever.

"na carta, omitiu(-lhe) vários detalhes do incidente"

 

b) Você poderia adicionar as vírgulas adequadamente?


Muitas pessoas plantam árvores, cuidam de animais, protegem os rios, preservam a natureza.


c) Qual a importância de se usar a vírgula nos espaços assinalados por você?

A vírgula separa as ações das pessoas, como em forma de lista, no caso, são feitas como uma ação contínua. É importante separar os elementos listados.

 

 



Quer comentar sobre alguma pergunta ou resposta, escreva abaixo nos comentários!!

📚📒📖📌🖊️📝

Não se esqueça de se identificar, para que eu possa anotar sua participação!! 

😘😉✌️


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6º ano - SEMANA 2 - Correção das atividades - Gabarito PET 3

1º 14 - SEMANA 2 -Correção das atividades PET 3 - Gabarito

6º ano - SEMANA 3 - Correção das atividades - Gabarito PET 3