6º ANO - CORREÇÃO DAS ATIVIDADES SEMANA 3 - PET e COMPLEMENTARES
A
comunicação ocorre com sentido nos cartazes 2, 3 e 4. No 1º cartaz há algo
estranho, é possível entender que o autor quis dizer “por favor, não insista”,
mas ao escrever “não exista” isso pode causar mudança no sentido da comunicação.
Em todos existem erros na ortografia das palavras e na pontuação.
Placa
1: “não exista”
Placa 2: “mulçumana”
Placa 3: “dexar” “obigetos” “gerencia”
Placa
4: “criente”
Para
evitar esses erros é preciso ter maior atenção e cuidado com o texto, fazer um
rascunho e depois uma reescrita cuidadosa. Sempre revisar antes de publicar!
Placa
1: Não vendemos cerveja fiado! Por favor, não insista!
Placa
2: Mesquita Muçulmana.
Placa
3: Favor não deixar objetos no corredor. A gerência.
Placa
4: Estacionamento só para clientes.
ATIVIDADES SEMANA 3
PET Complementar – prof. Hariane
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
QUESTÃO
1.
No texto
abaixo, as vírgulas foram retiradas. Copie o texto em seu caderno colocando as
vírgulas onde achar necessário.
O gato e a globalização
Depois de ser perseguido durante um bom tempo por um gato, o rato esconde-se
numa toca e fica ali durante horas.
Até que, ao ouvir latidos de cachorro, pensou que o gato
tivesse ido embora e resolveu sair para passear.
No entanto, assim que pôs a cabeça para fora, foi pego pelas
garras do gato.
– Você imita latidos? – perguntou o rato espantado.
– E o gato:
– Meu amigo, neste mundo globalizado, quem não fala duas
línguas morre de fome!
“Almanaque Brasil de Cultura Popular”, set. 2000.
QUESTÃO 2.
O que predomina no texto?
( x ) a narração dos fatos.
( ) a
descrição do ambiente onde ocorreram os fatos.
( ) a
exposição de um ponto de vista.
QUESTÃO
3.
O poder da
vírgula!
No exercício abaixo, você vai comparar frases com pontuações e sentidos diferentes.
Seu trabalho é dizer em que o sentido elas se diferem.
Frase 1 Frase
2 Diferença de sentido
a) Não,
espere. Não espere. Na 1ª pede para esperar, na 2ª pede o
contrário, para não esperar.
b)
Tenho R$34,20. Tenho R$3,42. Muda o valor do
dinheiro, trinta e quatro no 1º e apenas 3 reais no 2º caso.
c) Isso
só, ele resolve. Isso, só ele resolve. Na 1ª frase diz que é
pouca coisa, então ele resolve. Na 2ª diz que somente ele resolve isso.
d) Não,
queremos saber. Não
queremos saber. Na 1ª diz que queremos esperar, na 2ª frase afirma o contrário,
que não iremos esperar.
e)
Não, pode condená-lo. Não
pode condená-lo. Na 1ª diz que pode condená-lo sim, enquanto na 2ª a afirmação
é de que não pode condená-lo.
f)
Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria à sua procura.
Se
o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria à sua procura.
Na 1ª frase o homem é
o foco do sentido, que a mulher iria à sua procura de tanto valor que ele tem.
Na 2ª frase quem tem valor é a mulher e o homem que iria à procura dela.
QUESTÃO 4.
Com suas palavras, responda qual
a importância da vírgula para o estudo da nossa Língua Portuguesa?
Resposta pessoal.
QUESTÃO 5.
Ao digitar o texto abaixo, o digitador omitiu algumas vírgulas.
Muitas pessoas plantam árvores cuidam
de animais protegem os rios preservam a natureza.
a) Pesquise no dicionário o significado da palavra OMITIU,
do verbo omitir.
Verbo omitir:
1.deixar de agir ou de manifestar-se (quando
necessário ou esperado).
"omitiu-se em relação à educação dos
filhos"
2.deixar de mencionar, de dizer ou de
escrever.
"na carta, omitiu(-lhe) vários detalhes do
incidente"
b) Você poderia adicionar as vírgulas adequadamente?
Muitas
pessoas plantam árvores, cuidam de
animais, protegem os rios, preservam a natureza.
c) Qual a importância de se usar a vírgula nos espaços
assinalados por você?
A vírgula separa as ações das pessoas,
como em forma de lista, no caso, são feitas como uma ação contínua. É importante
separar os elementos listados.
Comentários
Postar um comentário