6º ano - Leitura e Sentidos - Semana 4 (PET 3) - 24/08 a 28/08
PET 3 - LÍNGUA PORTUGUESA
SEMANA 4
LEITURA E SENTIDOS
6º1 EF (REG 3)
6º8 EF (REG 4)
6º10 EF (REG 1)
Vídeo aula de hoje:
O que é Polissemia?
Você já percebeu que uma mesma palavra pode ter mais de um sentido? Então deite em uma REDE bem confortável e acessa a REDE social para ver esse vídeo sobre a Polissemia e como pode ser divertido brincar com os significados das palavras!
PÁGINAS 13 a 15
1 — Leia o texto e responda.
a) No primeiro quadrinho, a linguagem utilizada pelo médico foi:
(A) formal. (B) informal. (C) técnica. (D) poética.
b) Qual foi a linguagem utilizada pelo paciente no segundo quadrinho?
______________________________________________________________________________________________________________________
c) Quais as marcas de oralidade presentes na tirinha lida? Transcreva-as abaixo.
______________________________________________________________________________________________________________________
2 — Leia a tirinha a seguir e responda.
a) Qual o significado da palavra “vendo” na placa do Armandinho?
______________________________________________________________________________________________________________________
b) Como a palavra “vendo” foi compreendida pelo homem?
______________________________________________________________________________________________________________________
c) Substitua a palavra “vendo” no sentido apresentado pelo Armandinho por uma palavra que seja sinônima.
______________________________________________________________________________________________________________________
d) Agora, substitua a palavra “vendo” a partir da compreensão do homem por uma outra palavra com o mesmo significado.
______________________________________________________________________________________________________________________
3 — Leia o texto a seguir e responda.
a) O que há de diferente no texto ao lado?
______________________________________________________________________________________________________________________
b) Que tipo de linguagem foi utilizada pelo homem engravatado?
______________________________________________________________________________________________________________________
c) Reescreva a fala do balão, adequando-a à situação de comunicação da charge.
______________________________________________________________________________________________________________________
4 — Leia o texto e responda às questões.
a) Qual o significado da gíria “fala sério” na tirinha?
______________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual foi a linguagem utilizada no segundo quadrinho?
______________________________________________________________________________________________________________________
Ficou alguma dúvida? Faça sua pergunta aqui nos comentários!
📚📒📖📌🖊️📝
Não se esqueça de se identificar, para que eu possa anotar sua participação!!
😘😉✌️
💥👀 QUANDO TERMINAR TODAS AS ATIVIDADES DA SEMANA 4,
ME ENVIE IMAGENS FEITAS PARA REGISTRO DA SUA CARGA HORÁRIA SEMANAL!!
📧 EMAIL: professoraharianenog@gmail.com
Comentários
Postar um comentário