3º ano - PET 3 - Semana 1 - LITERATURA BRASILEIRA/POESIA MODERNA

PET 3 - LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADES 
SEMANA 1



3º8 EM (REG 3)
3º7 EM (REG 6)


PÁGINAS 2 A 4


"O quereres", composição de Caetano Veloso, pode ser um gênero discursivo bem interessante para que possamos falar de modernidade e poesia.

 

APRECIE ESTA CANÇÃO ENQUANTO ACOMPANHA A LETRA:





1 — Caetano Veloso utiliza na letra de música uma figura de linguagem chamada ANTÍTESE. Segundo Fiorin (2014) “ trata-se de uma figura denominada antítese (do grego anti, “em face de”, “em oposição” a”, e tésis, “proposição”, “afirmação”, “tese”), em que se alarga o sentido, salientando a oposição entre dois segmentos linguísticos (palavras, sintagmas, orações ou unidades maiores do que o período), para dar maior intensidade ao dizer.” (FIORIN, 2014, p. 151). FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014. 

Aponte no texto exemplos dessa figura de linguagem.

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2 — O autor da LETRA DE MÚSICA presume que o interlocutor (possível leitor) contribua, atribuindo sentidos nos “vazios do texto”. Segundo ECO (1986, p.7) o leitor deve “tirar do texto o que o texto não diz, mas pressupõe, promete, implica ou implícita, a preencher espaços vazios, a ligar o que existe nesse texto com o resto da intertextualidade, de onde ele nasce e onde irá se fundir”. Que sentidos estão escondidos nessa canção de Caetano Veloso?

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3 — Vamos ler agora o que Ortiz Camargo afirma sobre a leitura: “É mais uma experiência constitutiva da subjetividade, em seu esforço de apropriação da coisa poética”, pois “a memória do lido é um dos elementos a ser considerado como matéria de criação” (2008, p.99). ORTIZ CAMARGO, Goiandira de F. Subjetividade e experiência de leitura na poesia lírica brasileira contemporânea. In: PEDROSA, Célia; ALVES, Ida (org.) Subjetividades em Devir: Estudos de poesia moderna e contemporânea. Rio de Janeiro: 7letras, 2008.


Comente esses versos à luz de Ortiz Camargo: 

Onde queres comício, flipper vídeo, e onde queres romance, rock’n roll 
Onde queres a lua eu sou o sol, onde a pura natura, o inceticídeo* 
E onde queres mistério eu sou a luz, onde queres um canto, o mundo inteiro 
Onde queres quaresma, fevereiro, e onde queres coqueiro eu sou obus*.

Pesquise no dicionário:
inseticídio (ortografia correta) =
obus =

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4 — É possível afirmar que a forma do poema de Caetano Veloso traz algumas semelhanças ao adotado por Camões em Os Lusíadas, isto é, seis oitavas (6 estrofes de oito versos) em decassílabo (10 sílabas poéticas), cuja tônica cai na sexta sílaba, mais um refrão em redondilha maior ou heptassílabo (sete sílabas poéticas), composto de um dístico que intervém a casa duas oitavas. Nessa medida, Caetano Veloso, poeta contemporâneo do Brasil estabelece um diálogo com Camões, poeta português do período renascentista na fase do classicismo.




Quais são os aspectos da poesia de Camões que podem ser percebidas na letra de música de Caetano Veloso, sabedores de que essa fase da literatura portuguesa na qual a poesia não encontra harmonia entre a vida ideal marcada pela busca do amor e a realidade concreta, onde pode predominar o desajuste entre o que se deseja e o que se consegue? 
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