3º EJA - PET Complementar - Semana 1 - 07 a 11/09
AULA 1 - 10/09/2020
INTRODUÇÃO: Assista ao vídeo da professora Mercedes, do canal Curso Enem Gratuito,
um resumo simples e rápido para você aprender a interpretar textos não-verbais.
São as Tirinhas, as Charges, Fotografias e outros padrões de imagens:
Muito boa estas dicas da Mercedes!
Você sabe realmente LER histórias em
quadrinhos?
Para ajudar a ver as particularidades deste gênero, seja ela em
revistas ou em tirinhas, convidamos o professor Alexandre Linck, doutor
em Literatura, que desenvolve um amplo trabalho acadêmico pesquisando as
histórias em quadrinhos.
A seguir, algumas dicas do professor que podem ser úteis, seja
para o Enem e para o Encceja, seja para curtir ainda mais a arte das HQs, e
fazer a interpretação de texto:
Sequencialidade
e Simultaneidade
Uma das características
mais marcantes das HQs é a concomitância de sequencialidade e simultaneidade.
Ou seja, nas histórias em quadrinhos há uma sequência de acontecimentos pelo
qual devemos passar quadro a quadro (como no cinema, por exemplo), porém de
modo a exibir simultaneamente todas essas etapas (esses quadros) ao mesmo tempo
em uma mesma página.
Afinal, por mais que nos
concentremos em um determinado quadro no momento da leitura, nossa visão
periférica já mais ou menos apreendeu todos os outros. Esse recurso estético é
fundamental para a poética dos quadrinhos.
Vejam um exemplo:
Notem que nessa tira de
Laerte (abaixo), usada pelo Enem na edição de 2012. Grande parte da comicidade
dessa HQ passa pela repetição. Isto é, os três primeiros quadros da tira são
semelhantes: o enquadramento é o mesmo, o gestual da Branca de Neve também.
A única mudança que se
aplica a todos é quem está oferecendo a maçã (respectivamente, uma bruxa, uma
cobra e um vendedor).
O terceiro quadro também traz uma novidade: não é mais a Branca
de Neve que escutamos, mas o vendedor. Isso será o ponto de virada da história
para no quarto quadro a piada acontecer.
Contudo, notem, foi preciso justamente estabelecer nos primeiros
quadros uma sequencialidade e uma simultaneidade de semelhanças para a piada
funcionar a partir de uma diferença no quadro final.
Portanto, a composição dos
quadros propicia uma temporalidade. Algo que os quadrinhos trabalham a partir
de uma narratividade, seja ela a da história, seja ela simplesmente a dos
traços. Viu como dá para aprender a fazer Interpretação de Textos de tirinhas?
Por hoje é só! Abraços.
AULAS 2 e 3 – 11/09/2020
HOJE: as
diferenças entre Charge e Tirinhas
Confira um resumo simples e rápido com a professora Mercedes!
Viu só? O assunto é simples, mas agora é hora de ver na prática,
resolva as 5 questões sobre o tema da aula:
ATIVIDADES
ATIVIDADE 1:
Identifique e explique a crítica feita pela
charge:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
ATIVIDADE 2: Leia estas assertivas acerca das características assumidas pelo
gênero charge:
I.
São necessários conhecimentos prévios para a construção do sentido textual.
II.
A linguagem verbal e não-verbal integram o texto.
III.
O humor é um recurso utilizado na composição da crítica.
Está
correto apenas o que se afirma em:
a)
I.
b)
II.
c)
I e III
d)
I, II e III.
Leia
a charge:
ATIVIDADE 3:
A
finalidade dessa charge é:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
ATIVIDADE 4:
No trecho “Querida, põe mais água no feijão [...]”, a
vírgula foi utilizada para:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
ATIVIDADE
5: “Querida, põe mais água no feijão, pois hoje
teremos visita pro almoço!”.
a) Identifique, no trecho acima, as palavras que
foram empregadas na linguagem informal.
_______________________________________________________________
b) Justifique os traços da informalidade no
contexto da charge:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
c) Reescreva a fala em consonância com a norma culta:
_______________________________________________________________
👇👇👇
Ficou alguma dúvida? Faça sua pergunta aqui nos comentários!
📚📒📖📌🖊️📝
Não se esqueça de se identificar, para que eu possa anotar sua participação!!
😘😉✌️
💥👀 QUANDO TERMINAR TODAS AS ATIVIDADES DA SEMANA 1,
ME ENVIE IMAGENS FEITAS PARA REGISTRO DA SUA CARGA HORÁRIA SEMANAL!!
📧 EMAIL: professoraharianenog@gmail.com
Oprudrata_da_Winston-Salem Gary High https://wakelet.com/wake/JDmrFLs32GHPSX5mQ-8Fc
ResponderExcluircarsingwhisfi
pravolcomp-yo Keith Cvetkovic FixMeStick
ResponderExcluirAdobe Audition
Eset NOD 32
phyllitanel