6ºANO - ATIVIDADES DA SEMANA 1 - CORREÇÃO GABARITO

ATIVIDADES DA SEMANA 1 
PET LÍNGUA PORTUGUESA
6º ANO - tarde

25/05 CORREÇÃO 📚📒📖📌🖊️📝                                                                   

Atividade 1 - Leia a placa abaixo e responda:


Fonte: http://estudandoletrassempre.blogspot.com/2015/06/como-o-uso-da-virgula-faz-falta.html

a) Dá para entender a mensagem?

Em uma primeira leitura, pode causar estranheza, e isso pode atrapalhar o entendimento, mas é possível entender a mensagem depois de analisar a placa. 

b) O que causa estranheza?

O fato de ser uma placa de"Proibido" e na sequência ter as palavras "bicicleta", "fumar"e "cães", parecendo ser proibido a bicicleta "fumar" cães. Isso não existe.

c) O que falta para a placa não causar mal-entendidos?

Faltam vírgulas.


d) Refaça a placa de forma a não causar ambiguidade.





Atividade 2 – Observe a campanha publicitária abaixo e responda:


Fonte: http://revistacrescer.globo.com



a) Leia o texto da Campanha sobre amamentação e observe o uso da vírgula.


b) Observe a frase “Mais saúde, carinho e proteção”.

- As vírgulas foram usadas com que finalidade neste caso?

Para separar as palavras (elementos) mais saúde, carinho e proteção.


- Podemos listar estes elementos?

Sim, podemos listar como 3 elementos que são 3 benefícios da amamentação.

1. mais saúde
2. carinho
3. proteção



Atividade 3 - OBSERVE ESSAS CAMPANHAS:



Fonte: https://www.saude.gov.br/campanhas


a) Preste atenção nas vírgulas do trecho da campanha sobre o leite materno: “Qualquer quantidade ajuda, e muito, na recuperação dessas crianças”. Qual a intenção do autor do texto ao colocar este “e muito”?

Para poder enfatizar* e acrescentar ao leitor que qualquer quantidade de leite ajuda MUITO, não importa quanto.


b) Qual a intenção ele queria provocar no leitor?

Enfatizar ao leitor que ele pode doar qualquer quantidade de leite materno, chamar a atenção que ajuda MUITO. 


O que significa enfatizar?

verbo
  1. 1.
    transitivo direto
    dar ênfase ou especial destaque a; ressaltar.
    "o orador enfatizou a questão do trabalho escravo"
  2. chamar a atenção.*
  3. 2.
    transitivo direto
    LINGÜÍSTICA
    realçar qualquer unidade dentro da cadeia linguística.



c) Na campanha sobre a cura da tuberculose, se a frase fosse colocada na ordem direta “O tratamento precisa ser feito até o final para curar a tuberculose”. A vírgula seria necessária? Por quê?

A frase no alto do cartaz é: "Para curar a tuberculose, o tratamento precisa ser feito até o final."

Se colocada na ordem direta, como diz o enunciado, não é preciso usar a vírgula, porque na ordem direta temos a ordem

Sujeito + verbo + complemento

O tratamento + precisa ser feito + até o final para curar a tuberculose.

Não precisa de pausa, nem separação dos termos, nesse caso simples de ordem direta.




Atividade 4 - Agora volte e observe as 3 campanhas:

a) Como poderíamos construir uma regra para uso da vírgula nestes casos?

Na primeira campanha = as vírgulas foram usadas para separar elementos que poderiam ser listados, enumerados.

Na segunda campanha = as vírgulas foram usadas para acrescentar na frase de forma intercalada uma informação importante.

Na terceira campanha = a vírgula foi usada para marcar que a frase está na ordem inversa de seus elementos. 




b) Crie outras frases com os mesmos usos das vírgulas dos textos.

RESPOSTA PESSOAL:

(SUGESTÕES)
* Para separar elementos:

Tenho hoje que fazer as atividades de Português, Geografia, História e Inglês.

* Para intercalar na frase:

Estudo todos os dias, e claro, aprendo mais com isso.

* Para indicar ordem indireta da frase:

Para ter um bom resultado nos estudos, eu estipulo o horário para fazer as atividades diárias.




Quer comentar sobre alguma pergunta ou resposta, escreva abaixo nos comentários!!

😘😉✌


 Não se esqueça de se identificar, para que eu possa anotar sua participação!! 😘

Comentários

  1. Ola, boa tarde professora, estou notando que muitos alunos da minha sala, 6 ano, Sala 8, estão com dificuldade de entrar no blog. Se possível a Senhora ajudar eles, desde já muito obrigada.
    Júlia Stéfany.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia, eles precisam ver qual é o erro que está ocorrendo. Pode ser um link mal copiado ou digitando errado na pesquisa.

      Ou pode ser a internet, quem tem apenas para redes sociais.

      O blog é o mais leve de todos, não precisa baixar, não precisa de código, não precisa de senha. Não sei quais motivos não conseguem.

      Pode ser qualquer um desses que citei.

      Você que já conseguiu pode tentar ver com eles que mensagem dá quando tentam entrar, se for "Não foi possível acessar está página" "Ou página não localizada" o problema pode estar na internet deles.

      Fico no aguardo ;)

      Excluir
    2. Veja esse link:

      https://plurieducar.blogspot.com/search/label/6%C2%BA%20ano

      Ele dá direto nas postagens só de 6º ano.

      E este outro link:

      https://plurieducar.blogspot.com/

      é o link do Blog todo, tem conteúdos de todas as séries que dou aula.

      Se já aprendeu a navegar por aqui, veja que no canto superior esquerdo tem 3 tracinhos onde você consegue filtrar as postagens para achar todas do 6º ano.

      Excluir
    3. Boa noite professora sou o pai do Geovanni ele esta o pouco atrasado pois ele só consegui entrar no ultimo horário quando a mãe dele chegar do serviço

      Excluir
    4. Olá, senhor pai, que bom vê-lo por aqui! Seja bem-vindo! Saiba que o importante é o Giovanni fazer as atividades propostas no caderno, com pergunta e resposta e ter organização. Não se preocupe quanto ao horário, aqui no blog posso responder a qualquer hora, na medida do possível. Estamos seguindo o PET do governo, e propus um PET complementar para melhorar. Estamos na 2ª semana ainda e logo acostumaremos com tudo. Toda semana irei avisar quais atividades ele precisa fazer e postarei as correções toda segunda-feira. Pensei em corrigir dentro da semana mesmo, mas vi que é preciso dar um pouco mais de tempo, pois os horários de aulas são muito corridos.

      Fique à vontade para perguntar, caso não entenda alguma questão. O que vale agora é nossa segurança, saúde e educação. O ensino não pode parar!

      Estarei aqui à disposição de vocês! Um forte abraço a todos, principalmente no Gioavanni!

      :)

      Excluir
  2. Oie Boa tarde estou aki fazendo minhas atividades

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Olá, Samuel, boa tarde! Muito bem, corrija todas as atividades antes de começar o PET nº 2, que será publicado semana que vem! Qualquer coisa pode perguntar que eu te ajudo.

      Um abraço.😘😘

      Excluir
  4. Muito o brigada pura mi ajudar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

6º ano - SEMANA 2 - Correção das atividades - Gabarito PET 3

1º 14 - SEMANA 2 -Correção das atividades PET 3 - Gabarito

6º ano - SEMANA 3 - Correção das atividades - Gabarito PET 3