Espaço criado para compartilhamento de ideias, conteúdos, atividades, interatividade e atendimento de dúvidas sobre o ensino da Língua Portuguesa, tão "plurisignificativa"!
Destinado aos alunos (também plurais) da Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira - Ensino Fundamental e Médio.
1º ano 14 - Atividade 1 - Semana 2 PETs Língua Portuguesa
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
ATIVIDADES SEMANA 2
PET LÍNGUA PORTUGUESA
E
PET COMPLEMENTAR
25/05 Página 6
ATIVIDADE 1 – Leia os textos que se seguem e classifique as funções de linguagem.
1) E nunca mais chega o dia 18 de setembro… estou em pulgas! É a primeira vez que vou entrar na cidade do Rock!!
2) "Há menos de um mês para a realização de mais um Rock in Rio, a organização do superfestival carioca divulgou uma lista de itens considerados proibidos - e que serão bloqueados na revista realizada por seguranças em cada pessoa que quiser entrar na Cidade do Rock." (26 de Agosto de 2015, in Estadão)
3) Rock in Rio 2013. Eu vou.
***
Lembre-se: São 6 tipos de Funções da Linguagem, dependerá de qual é a intenção comunicativa presente no texto, escolha entre:
Emotiva/Expressiva, quando o foco é na pessoa que diz a mensagem (com os sentimentos do eu do discurso);
Poética, quando o foco é na mensagem transmitida (com o cuidado na escolha das palavras ou expressões de forma poética, bem trabalhada);
Apelativa/Conativa, quando o foco é na pessoa que recebe a mensagem (em convencê-la);
Referencial/Denotativa, quando o foco é no referente, ou seja, no contexto (o referencial que diz informações diretas);
Metalinguística, quando o foco é no código, ou seja, na própria língua (explicar significados de palavras ou expressões);
ou Fática, quando a preocupação é com o canal da mensagem, se ele está funcionando, passando a mensagem em perfeitas condições.
Assista também ao seguinte vídeo
explicativo e mais descontraído sobre:
FUNÇÕES DA LINGUAGEM - AULA
COMPLETA - Aula 2 - Profa. Pamba - Curso de Estilística
Quer comentar sobre
alguma pergunta ou resposta, escreva abaixo nos comentários!!
Não se esqueça de se identificar para eu anotar sua participação!😘😉✌️
📚📒📖🖊️📝
Para baixar o PET Complementar, clique no link abaixo:
PET 3 - LÍNGUA PORTUGUESA SEMANA 2 CORREÇÃO FAÇA A CORREÇÃO DAS SUAS ATIVIDADES!!😎😍👍 NÃO DEIXE NADA SEM CORRIGIR OU EM BRANCO!👀 6º1 EF (REG 3) 6º8 EF (REG 4) 6º10 EF (REG 1) PÁGINAS 6 e 7 1 — Leia a explicação sobre o gênero textual fotorreportagem. Fotorreportagem é um gênero do fotojornalismo que tem o objetivo de registrar o decorrer de um acontecimento real e das pessoas envolvidas nesse fato. Normalmente as imagens de uma fotorreportagem são acompanhadas de pouco texto, seja ele introdutório para cada imagem, ou legendas que acompanham cada clique. a) Marque um X para as características do gênero fotorreportagem. ( X ) É um gênero textual que tem grande carga informativa e/ou narrativa. ( ) Conta com um texto longo e faz uso da imagem como apenas uma ilustração do texto. ( X ) Traz um texto objetivo que serve como guia para que o leitor compreenda as fotografias. b) Do que trata essa fotorreportagem? R: A Fotorreportagem fala sobre diversas...
PET 3 - LÍNGUA PORTUGUESA SEMANA 3 CORREÇÃO FAÇA A CORREÇÃO DAS SUAS ATIVIDADES!!😎😍👍 NÃO DEIXE NADA SEM CORRIGIR OU EM BRANCO!👀 6º1 EF (REG 3) 6º8 EF (REG 4) 6º10 EF (REG 1) PÁGINAS 10 a 12 1 — Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. a) No texto, qual fato é comparado com os sinais da natureza? (Fato é uma situação real) R: A necessidade de cuidar dos dentes. Assim como, os dentes dos são sinais de que precisam de cuidados, a natureza também. b) Transcreva uma opinião do autor presente no texto lido. R: "E aposto que ninguém vai querer ficar com uma janela no sorriso porque não cuidou direito da saúde da boca." c) Você concorda com a opinião do autor sobre a relação do homem com a natureza? Por quê? RESPOSTA PESSOAL. 2 — Leia o texto. a) Retire da resenha acima a opinião crítica sobre o filme “ Extraordiário” e transcreva-a. (A ideia, o que o autor pensa sobre o filme, o que achou dele.) R: "Dizer que...
PET 3 - LÍNGUA PORTUGUESA CORREÇÃO DAS ATIVIDADES SEMANA 2 FAÇA A CORREÇÃO DAS SUAS ATIVIDADES!!😎😍👍 NÃO DEIXE NADA SEM CORRIGIR OU EM BRANCO!👀 1º EM (REG 7) PÁGINAS 3 a 5 Em nosso último encontro, você teve a oportunidade de registrar seu conhecimento sobre o que são Fake News. Hoje, vamos realizar a leitura de um texto para você aprofundar sobre o assunto. Antes de ler o texto, gostaria que refletisse sobre essas questões: 1 — Leio o texto: 2 — Considerando a reflexão trazida pelo texto e seus conhecimentos anteriores, verifica-se que a) muitas pessoas estão se especializando em assuntos por meio das redes sociais. b) a prática de espalhar fake news é recente promovida pelas mídias sociais. c) as pessoas compartilham informações sem verificar as fontes acelerando a propagação de fake News. 3 — Você concorda com a afirmativa abaixo? Comente Quando algo é publicado, automaticamente há centenas de compartilhamentos sem nem ao menos checar de...
Comentários
Postar um comentário