Espaço criado para compartilhamento de ideias, conteúdos, atividades, interatividade e atendimento de dúvidas sobre o ensino da Língua Portuguesa, tão "plurisignificativa"!
Destinado aos alunos (também plurais) da Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira - Ensino Fundamental e Médio.
1º ano 14 - manhã - CONTINUAÇÃO ATIVIDADES 3, 4 E 5 da SEMANA 2 (PET- 25 A 29/05)
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
ATIVIDADES SEMANA 2
PET LÍNGUA PORTUGUESA
29/05 Página 6
ATIVIDADE 3 - Em qual das frases abaixo está presente a função expressiva?
a) Descubra agora as melhores ofertas de eletrodomésticos!
b) Gostei muito da nova música da Anitta.
c) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
d) Os participantes do torneio não quiseram comentar o acidente.
ATIVIDADE 4 - Qual é a função de linguagem da frase “Cuidado com Coronavírus, lave bem as mãos!”
a) Função denotativa
b) Função poética
c) Função apelativa
d) Função metalinguística
ATIVIDADE 5 – Qual é a função da linguagem expressa abaixo:
“Significado de coronavírus:
substantivo feminino - Epidemia que se dissemina por toda uma região.”
(Verbete extraído do dicionário online)
( ) metalinguística ( ) emotiva ( ) poética
COMO FAZER????😱😱
Essas são atividades de múltipla escolha (de marcar X) e vocês precisarão
resolver no caderno de um jeito que fique fácil a compreensão. Copiando a questão
toda, ou enunciado e a alternativa correta e completa. Por favor, NÃO coloque apenas
a letra como resposta.
Exemplo:
4) Qual é a função de linguagem da frase “Cuidado com Coronavírus, lave bem as mãos!”
R: (copie toda a alternativa que achar correta)
***
Assista também ao seguinte vídeo e resolva com o professor Noslen mais exercícios de Funções da Linguagem:
“Exercícios de Funções da Linguagem
[Prof Noslen]”:
Quer comentar sobre alguma pergunta ou resposta, escreva abaixo nos comentários!!
Não se esqueça de se identificar para eu anotar sua participação!😘😉✌️
📚📒📖🖊️📝
Para baixar o PET Complementar, clique no link abaixo:
PET 3 - LÍNGUA PORTUGUESA SEMANA 2 CORREÇÃO FAÇA A CORREÇÃO DAS SUAS ATIVIDADES!!😎😍👍 NÃO DEIXE NADA SEM CORRIGIR OU EM BRANCO!👀 6º1 EF (REG 3) 6º8 EF (REG 4) 6º10 EF (REG 1) PÁGINAS 6 e 7 1 — Leia a explicação sobre o gênero textual fotorreportagem. Fotorreportagem é um gênero do fotojornalismo que tem o objetivo de registrar o decorrer de um acontecimento real e das pessoas envolvidas nesse fato. Normalmente as imagens de uma fotorreportagem são acompanhadas de pouco texto, seja ele introdutório para cada imagem, ou legendas que acompanham cada clique. a) Marque um X para as características do gênero fotorreportagem. ( X ) É um gênero textual que tem grande carga informativa e/ou narrativa. ( ) Conta com um texto longo e faz uso da imagem como apenas uma ilustração do texto. ( X ) Traz um texto objetivo que serve como guia para que o leitor compreenda as fotografias. b) Do que trata essa fotorreportagem? R: A Fotorreportagem fala sobre diversas...
PET 3 - LÍNGUA PORTUGUESA SEMANA 3 CORREÇÃO FAÇA A CORREÇÃO DAS SUAS ATIVIDADES!!😎😍👍 NÃO DEIXE NADA SEM CORRIGIR OU EM BRANCO!👀 6º1 EF (REG 3) 6º8 EF (REG 4) 6º10 EF (REG 1) PÁGINAS 10 a 12 1 — Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. a) No texto, qual fato é comparado com os sinais da natureza? (Fato é uma situação real) R: A necessidade de cuidar dos dentes. Assim como, os dentes dos são sinais de que precisam de cuidados, a natureza também. b) Transcreva uma opinião do autor presente no texto lido. R: "E aposto que ninguém vai querer ficar com uma janela no sorriso porque não cuidou direito da saúde da boca." c) Você concorda com a opinião do autor sobre a relação do homem com a natureza? Por quê? RESPOSTA PESSOAL. 2 — Leia o texto. a) Retire da resenha acima a opinião crítica sobre o filme “ Extraordiário” e transcreva-a. (A ideia, o que o autor pensa sobre o filme, o que achou dele.) R: "Dizer que...
PET 3 - LÍNGUA PORTUGUESA CORREÇÃO DAS ATIVIDADES SEMANA 2 FAÇA A CORREÇÃO DAS SUAS ATIVIDADES!!😎😍👍 NÃO DEIXE NADA SEM CORRIGIR OU EM BRANCO!👀 1º EM (REG 7) PÁGINAS 3 a 5 Em nosso último encontro, você teve a oportunidade de registrar seu conhecimento sobre o que são Fake News. Hoje, vamos realizar a leitura de um texto para você aprofundar sobre o assunto. Antes de ler o texto, gostaria que refletisse sobre essas questões: 1 — Leio o texto: 2 — Considerando a reflexão trazida pelo texto e seus conhecimentos anteriores, verifica-se que a) muitas pessoas estão se especializando em assuntos por meio das redes sociais. b) a prática de espalhar fake news é recente promovida pelas mídias sociais. c) as pessoas compartilham informações sem verificar as fontes acelerando a propagação de fake News. 3 — Você concorda com a afirmativa abaixo? Comente Quando algo é publicado, automaticamente há centenas de compartilhamentos sem nem ao menos checar de...
Comentários
Postar um comentário